A memória é a função que visa registrar os fatos, é através dela que somos capazes de acumular conhecimentos. Ela faz com que possamos buscar em diferentes situações conhecimentos que acumulamos para uso posterior.

Seu desenvolvimento acontece durante a infância, tendo diferentes níveis e fases, com o passar dos anos a criança vai construindo um referencial interno que lhe possibilita o maior número de informações arquivadas.
Para que as informações fiquem armazenadas devemos ter um uso funcional, isto é talvez não saibamos as regras de acentuação da forma como aprendemos na escola, mas sabemos acentuar as palavras, sem precisar mencionar a regra

As informações que nos chegam podem vir de diferentes fontes de estimulo:

· visual: quando o estimulo tem base visual – uma forma, uma figura.
· auditivo : quando o estimulo recordado vem de foco auditivo.
· cinestésico : quando o estimulo recordado tem foco com base nos movimentos corporais.

A criança tem muito mais probabilidade de recordar as situações, que provêem de estímulos visuais ou cinestésicos, podendo recorrer a outros estímulos para favorecer o seu processo de memorizar.
É importante que saibamos que memorizar não é apropriar-se de conhecimentos e sim, fazê-los vir ao nosso encontro quando necessitamos dele, isto é guardar a informação durante algum tempo e disponibilizá–la em momentos adequados.

Memória pode estar associada a dificuldade auditiva e visual de reter informações. Ela pode ser incapaz de recordar sons das letras, de juntar os sons para transformar palavras ou ainda de memorizar seqüências, não conseguindo lembrar a ordem das letras ou sons dentro das palavras. Ele resulta na disfunção do sistema nervoso central e freqüentemente se manifesta só no aspecto visual ou só no aspecto auditivo.

Com o aprimoramento da memória o indivíduo consegue realizar diferentes atividades que necessitem dela. Muitos exercícios simples, no dia-a-dia, podem ser praticados, quase como brincadeira:

· observar melhor os detalhes à sua volta e tentar relembrá-los depois;
· após assistir um filme, reconstruí-lo na imaginação;
· fazer palavras cruzadas;
· repetir anedotas;
· fazer exercícios de SUDOKU;
· brincar de STOP nomeando diversas categorias
· jogos educativos e jogos de memória on-line
· fazer exercícios de construção de palavras: transformando-a de mal para mel, mil,etc.

Material elaborado por Denise Mineiro para o Colégio Graphen.

Denise Mineiro
Pedagoga, Psicopedagoga e Psicomotricista

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