Proposta pedagógica: Tendo como propósito alcançar a formação integral do ser humano respeitando sua singularidade, a abordagem psicopedagógica do Graphein conecta-se com as várias dimensões do conteúdo programático, questiona e compromete-se com o “para que” e “para quem” se destina o conhecimento.
Levamos a educação escolar para além das “paredes da sala de aula”, e ampliamos sua abrangência para múltiplos espaços, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da prática da empatia, da cidadania, da comunicabilidade… trabalhando os conteúdos de maneira significativa. O ponto de partida são as habilidades, trabalhadas em sintonia com o conteúdo abordado.
Nosso foco está no diálogo com os alunos, na sondagem de conhecimentos prévios e nas percepções sobre o tema em questão com ênfase na contextualização, problematização e aplicação prática dos conhecimentos.
Otimizamos o trabalho com nossas crianças e jovens por meio de estratégias específicas: estudos de caso, experiências, trabalhos em grupos, simulações, aprendizagem baseada em problemas ou projetos (PBL), sala de aula invertida e muitas outras.
Desta forma possibilitamos ao aluno o desabrochar de suas potencialidades singulares.
Sabemos que cada aluno reage de modo especial e singular as experiências de aprendizagem e é a partir desse cenário que nossa ação educativa propicia experiências individuais que transformam-se em experiências formadoras e transformadoras.